Os escritórios de advocacia estão necessitando de uma visão
estratégica, precisando se transformar em organizações jurídicas, onde
existem estruturas organizacionais montadas de forma funcional ou até
mesmo matricial, encarando as oportunidades do mercado como projetos.
Um dos mais importantes desafios da gestão legal tem sido aprimorar a
sua capacidade de planejar e de se comunicar com diversos públicos.
Os mercados estão sofrendo segmentações e os públicos criando nichos e
redes de relacionamentos específicos. Na advocacia, não tem sido
diferente, já é existente a necessidade de quebrar paradigmas.
É inevitável a inovação, ter uma nova atitude, tratar a administração
com mais profissionalismo, visão empreendedora e estratégica. O
planejamento estratégico proporciona uma visão antecipada dos fatos, e a
partir das capacidades internas, estabelecer objetivos, metas e
estratégias.
Neste sentido, a diferenciação se dará pela capacidade de gestão,
comunicação e relacionamento. Este processo beneficia também o nível
operacional, porque proporciona ferramental técnico e analítico para a
prestação do serviço com mais qualidade. Esta combinação de visão
estratégica e operacional é uma das características mais importantes às
bancas que atuam em mercados muito dinâmicos, com clientes - empresas e
que necessitam de profissionais competentes.
Fazer um projeto de gestão, planejar como e aonde se deseja chegar é
fundamental para se posicionar corretamente no mercado, e valorizar o
principal ativo do escritório, a marca.
Enfim, o que é então marketing jurídico?
É planejar, antecipar o futuro e organizar a sua empresa para
conhecer melhor o meio em que atua. Ferramentas específicas de marketing
são desenvolvidas para a advocacia, tudo de acordo com o código de
ética da OAB.
Algumas práticas de gestão e marketing jurídico que deveriam fazer
parte de qualquer escritório: diagnóstico interno e do mercado;
planejamento estratégico; repensar aspectos societários; estrutura
organizacional; gestão de pessoas; estratégia de atendimento;
controladoria jurídica; produção jurídica - conteúdo; comunicação,
relacionamento e marketing digital; saite móbile - estrutura digital do
escritório; finanças e contabilidade; plano de ação por coordenações de
projetos.
Isso tudo é o marketing jurídico – sua atuação estratégica no
mercado. Portanto, marketing jurídico existe sim, e não é propaganda ou
comunicação somente.
O retorno para a marca será proporcional ao nível organizacional
empregado. Discuta este assunto com seus sócios, advogados e
colaboradores. Trate isso como mais uma tarefa importante da sua
profissão.
O custo de não fazer nada é maior do que investir na sua marca.
alexandre@incompanypr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário